O país vive um momento delicado, devido ao surto de doença por Coronavírus SARS-COV-2, agente causal da COVID-19. Numa altura em que o medo, as limitações e o isolamento social imperam, a vontade de ajudar o próximo deve sobressair.
O voluntariado é, assim, uma via para quem quer dar esse apoio e para quem promove esse suporte.
Assim, no âmbito do combate à propagação do surto e com vista a identificar necessidades derivadas do impacto que esta pandemia teve, e está a ter, nas vidas dos portugueses, Câmara Municipal de Lamego, considerando as suas competências na área do voluntariado, apela à participação de todos.
A Bolsa de Voluntariado é um instrumento de gestão local, que se pretende desenvolver com base em pressupostos como solidariedade, responsabilidade e cidadania.
A Câmara Municipal enquanto Entidade Coordenadora da Bolsa de Voluntários será a responsável pela gestão de voluntários registados e necessidades de voluntariado das organizações.
O programa processa-se através de diferentes etapas, das quais se salienta:
• Promover a inscrição da organização Bolsa de Voluntariado;
• Recolher as candidaturas de pessoas interessadas na prática de voluntariado;
• Proceder à avaliação do perfil do candidato a voluntário;
• Encaminhamento dos voluntários, para as organizações, de acordo com as suas características e, aptidões, para a atividade a desenvolver na instituição;
• Acompanhamento na integração dos voluntários na organização.
Crie uma Oportunidade de Voluntariado, para que todos os registados na Bolsa de Voluntariado fiquem a conhecer as suas necessidades e possam oferecer-se para ajudar.
Faça o seu registo ou entre em contacto connosco, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..