Encontra-se em situação de carência económica e necessita de Ajuda Alimentar?

Faça o seu Registo  ▷

OU Ligue para 254 609 600
|Gabinete de Ação Social|

No âmbito do Lamego Ajuda, o Município de Lamego criou mais uma rede de apoio social, designada Lamego Ajuda - Ajuda Alimentar, para apoiar as para pessoas que tenham ficado numa situação económica vulnerável devido às consequências económicas e sociais decorrentes da pandemia da Covid-19.

Com a pandemia Covid-19 surgiram várias situações de crise, às quais a Câmara Municipal de Lamego tem tentado dar resposta, face às diversas necessidades de carência alimentar foi criada mais uma medida para ajudar os mais vulneráveis no concelho. 

Se, por um lado, se verifica, no território do Município de Lamego, a existência de respostas prestadas pelo Município e pelas várias entidades com responsabilidade no setor social, por outro, importa acautelar, desde logo, o reforço dessas respostas para colmatar as novas necessidades decorrentes da atual circunstância.

Foi exatamente nesse sentido, que o Município de Lamego, enquanto entidade que preside ao Conselho Local de Ação Social, decidiu em sede de reunião sectorial, designadamente com as várias instituições que prestam ajuda alimentar no Concelho criar uma rede de articulação formal entre as várias instituições por forma a que a resposta seja o mais célere possível e adequada à especificidade de cada família que é sinalizada à divisão de ação social deste Município. 

Lamego conta com diversos projetos que prevêem ajuda alimentar a pessoas em situação de carência económica, como o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, o Banco Alimentar contra a Fome, as Cantinas Sociais, entre outros.

Nesse sentido, e uma vez que as entidades estarão todas a trabalhar em rede e numa lógica de congregação de esforços será garantido que não haverá falta de produtos alimentares à mesa de cada situação sinalizada e devidamente comprovada de carência económica e alimentar.

O Programa Operacional de Apoio às  Pessoas Mais Carenciadas garante resposta social reforçada, pelo que uma franja significativa da população em situação de carência será apoiada através deste programa.

Entidade Coordenadora |POA PMC|

Câmara Municipal de Lamego 

Entidades Mediadoras

Santa Casa da Misericórdia de Lamego |254 612 057

Centro Diocesano de Promoção Social |254 656 268

Centro Social e Cultural da Paróquia de Ferreirim |254 699 479 

No entanto, e face às diversas situações também outras Instituições Particulares de Solidariedade Social bem como Organizações Não Governamentais, com ação no Município irão reforçar o apoio que já prestam a esse nível.

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Lamego |914 653 087  | 254 615 158

Caritas Diocesana de Lamego | 254 688 512

Obra Kolping de Portugal – Lamego | 254 612 679

Centro Sócio Caritativo da Paróquia da Sé – Lamego | 966 122 132

Conferência Vicentina de Santa Maria Maior de Almacave - Lamego | 254 612 233 

Para recorrer a este apoio qualquer pessoa poderá fazê-lo através do formulário

https://tinyurl.com/LAMEGOAJUDAALIMENTAR 

ou através do número 254 609 600 |Gabinete de Ação Social

Apelamos, no âmbito desta medida, à responsabilidade social das empresas e à cidadania e solidariedade de cada particular, por forma a reduzir o desperdício alimentar revertendo-o na ajuda alimentar. Nesse sentido, contamos com a participação e colaboração de todos, sejam pessoas particulares ou empresas, designadamente na entrega de géneros alimentares para que possamos auxiliar um maior número de famílias, reduzindo assim a carência alimentar em que muitas passaram a viver na sequência das consequências sociais e económicas decorrentes da pandemia COVID-19. 

-   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   - 

Todos os Direitos Reservados © Câmara Municipal de Lamego | 2020